Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Humanização > Ações de Humanização
Início do conteúdo da página

Ações de Humanização

Ações de humanização pautadas na Política Nacional de Humanização – PNH

AÇOES IMPLEMENTADAS:

- Posso Ajudar?

Atividade supervisionada pela enfermeira da área da APNH e realizada por equipe multiprofissional envolvendo acadêmicos de nível superior e estagiário de nível médio visando acolher, orientar e auxiliar os usuários, familiares e seus acompanhantes no Ambulatório, direcionando os usuários às diversas áreas tais como Banco de Sangue, Radiologia, Consultórios, Internações, Reabilitação, Emissão de laudos médicos, assim como ser um facilitador dos profissionais que atuam no setor orientando o acesso e encaminhamento dos usuários. 

- Projeto de Inclusão Digital (PID)

É um projeto idealizado pela Área de Política Nacional de Humanização (APNH) em parceria com Centro de Amputados (CAMPU) da Área de Reabilitação (AREAB). Com a crescente digitalização do mundo e consequentemente dos serviços de saúde, e demais políticas públicas, pensamos um projeto para capacitar o usuário do SUS a entender o contexto digital que ele está inserido e dessa forma conseguir acessar suas informações em saúde, assistência social e previdência, sem depender de um familiar ou amigo. O projeto objetiva promover a inserção e autonomia do paciente do CAMPU do INTO no mundo digital.

- Cartas aos Pacientes

É um projeto que tem como objetivo principal colaborar para o estado de ânimo dos usuários que estão internados e, que em muitos casos, estão passando por um período desafiador. Uma equipe da APNH entra em contato com os familiares desses usuários para que escrevam cartas incentivando o usuário internado a seguir esse período com resiliência, fé e esperança. As cartas são enviadas através de WhatsApp para a equipe que em seguida imprime e entrega nos leitos. Na entrega, além de colaborar para o estado de ânimo, as cartas também propiciam uma interação com e entre os familiares. Os setores beneficiados são as Unidades de Internação Adulta.

- Pet Terapia

É conhecida também como terapia assistida por animais (TAA), é uma abordagem que utiliza a interação entre seres humanos e animais para promover alegria, bem-estar, afeto e amenizar as tensões e estresses hospitalares principalmente dos usuários que estão hospitalizados. Regularmente recebemos visitas de cães terapeutas treinados na internação adulta, na internação infantil, no Ambulatório e também na Área de Reabilitação.

Esta ação foi implementada pela APNH e a partir de 2025 será gerida pelo Voluntariado.

- Palhaçaria Hospitalar

É uma prática artística que envolve a atuação de palhaços com o objetivo de levar leveza, alegria e conforto para usuários, acompanhantes e funcionários. As ações realizadas pelo grupo de palhaçaria ajudam a amenizar as tensões e estresses hospitalares proporcionando um ambiente mais acolhedor. Recebemos visitas semanais do grupo Trupe Cabeça Oca na internação adulta, na internação infantil, no Ambulatório e também na Área de Reabilitação. 

Esta ação foi implementada pela APNH e a partir de 2025 será gerida pelo Voluntariado.

 

AÇÕES EM FASE DE IMPLEMENTAÇÃO:

- Projeto de Acessibilidade Interna e Externa

É um projeto que está sendo elaborado em conjunto pela Área de Humanização (APNH), Área de Qualidade (ARQUA), Área de Reabilitação (AREAB) e pelo Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (CODEI) a fim de que o ambiente interno do INTO e seu entorno sejam mais inclusivos, acessíveis e utilizáveis para todas as pessoas independente de suas condições cognitivas, físicas ou sensoriais. A promoção de um espaço adequado para todas as pessoas está de acordo não só com a Política Nacional de Humanização como também com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência.

- Projeto de Letramento em Saúde 

O projeto de letramento em saúde objetiva promover a autonomia dos usuários no cuidado com sua saúde, a fim de que eles compreendam, avaliem e usem informações de forma eficaz no seu dia a dia. Dessa forma, espera-se como resultado melhoria da compreensão sobre saúde, empoderamento, autonomia, além de contribuir com a promoção de saúde, prevenção de doenças e outros. O projeto está sendo elaborado pela Área de Humanização (APNH), Área de Qualidade (ARQUA) e Área de Admissão e Internação (ARINTE). 

- Grupo de pesquisa sobre “Letramento Funcional em Saúde”, “Diversidade” e “Humanização

Grupo que tem por objetivo ampliar o desenvolvimento crítico em letramento funcional em saúde, diversidade e humanização assim como contribuir para a produção de artigos científicos, divulgação científica, melhorias no processo de trabalho desenvolvido pela Área como também uma maior difusão cultural da PNH interna e externamente.

Fim do conteúdo da página