Clínica da Dor
A Clínica da Dor foi instituída em agosto de 1999, pelo médico Márcio Curi Rondinelli. E ao longo dos anos, uma equipe multiprofissional foi sendo formada. Atualmente é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeuta e agentes administrativos.
Tem sua sede ambulatorial no Bloco da Reabilitação, com uma Equipe Técnica especializada e ambiente acolhedor.
Por se tratar de unidade de referência nacional em cirurgias de alta complexidade, o INTO conta com um programa de gerenciamento e controle da dor, protocolo clínico e rotinas. Onde busca priorizar o paciente, visando minimizar a dor e o sofrimento do mesmo; Incentivar uma conduta interdisciplinar objetivando a humanização do atendimento; propor e rever os protocolos e procedimentos analgésicos implementados na Instituição, dos mais simples aos de alta complexidade; promover desenvolvimento científico, a fim de aprimorar conhecimentos e capacitar recursos humanos com os avanços tecnológicos; formular indicadores visando à qualificação assistencial e identificar melhorias a serem realizadas; buscar o desenvolvimento do serviço sempre respeitando os princípios éticos e morais.
Avanços clínicos e científicos têm revolucionado o manejo da dor na atualidade. Este progresso tem se baseado no reconhecimento de que a queixa de dor igual ou acima de moderada, conforme as escalas utilizadas na instituição, leva a consequências clínicas e emocionais debilitantes. Estes fatos não são somente prejudiciais para o indivíduo, mas também para seus familiares, instituições de atendimento à saúde e à sociedade como um todo.
O tratamento da dor segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), com ajustes necessários conforme cada caso clínico. Após protocolos de avaliação e reavaliação da dor de acordo com as escalas de mensuração adequadas para cada paciente, inicia-se o tratamento medicamentoso
Atualmente realiza avaliação e acompanhamento de pacientes internados, e conta com 03 programas em funcionamento no ambulatório, além dos atendimentos clínicos em dor. São eles:
● Programa Integrador - Programa de acompanhamento multiprofissional ao paciente com dor crônica pós operatória.
● Programa de acompanhamento pós procedimento minimamente invasivo - São procedimentos realizados no ambulatório, pelo médico, guiado por ultrassom. Os pacientes com indicação para realizar o procedimento são acompanhados pelo enfermeiro para avaliar o resultado do tratamento.
● Programa ConheceDor - Programa de acompanhamento de pacientes com dor crônica em uso de opióides..
É importante ressaltar, que o atendimento na Clínica da dor do INTO, é direcionado para pacientes em tratamento na Instituição.
A atenção ao controle da dor no INTO, está focada nas seguintes situações:
● Paciente com dor na internação;
● Pacientes com dor neoplásica durante internação no INTO;
● Paciente pós-cirúrgico em reabilitação;
● Paciente ambulatorial com cirurgia agendada;
● Pacientes atendidos pela Visita Domiciliar.
Redes Sociais