Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)


Acesso ao Fluxo para submissão, Calendário e outros Documentos

Regimento Interno do CEP/INTO


SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NO INTO

A submissão de um projeto de pesquisa independe do seu grau de complexidade. Desse modo, o projeto pode ser de interesse acadêmico, operacional ou ainda um trabalho de conclusão de curso de graduação, de iniciação científica, mestrado ou doutorado.

A condição básica para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) consiste em sua apresentação à Comissão Científica objetivando a análise dos itens relacionados à proposta da pesquisa, viabilidade e metodologia aplicada.

Comissão Científica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) é uma comissão vinculada à Coordenação de Ensino e Pesquisa e Inovação do INTO.  Tendo como objetivo, definir e difundir entre a comunidade acadêmica, normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito do INTO. Ademais, orienta quanto à elaboração e desenvolvimento dos projetos de pesquisa, avaliando-os metodologicamente quanto à sua viabilidade em acordo com o que preconiza Resolução CNS nº 466/12 que aprova as normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Assim, a Comissão Científica realizará reuniões mensais a fim de apreciar as propostas de pesquisas.

Todos os projetos de pesquisa deverão obrigatoriamente ser avaliados pela Comissão Científica do INTO, por meio do envio dos seguintes documentos abaixo:

Os documentos supracitados deverão ser enviados à Comissão Científica através do seguinte endereço de e-mail: comissaocientificadointo@into.saude.gov.br

O processo e o trâmite para análise dos projetos de pesquisa na Comissão Científica consistem em: recebimento, verificação, direcionamento e apreciação da proposta de pesquisa. O pesquisador será informado do resultado da apreciação por meio do envio de mensagem eletrônica (e-mail). O projeto de pesquisa aprovado após apreciação poderá ser cadastrado no sistema da Plataforma Brasil para apreciação ética do Comitê de Ética em Pesquisa do INTO, conforme Resolução nº 466/2012 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) / Conselho Nacional de Saúde (CNS).



COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Res. CNS n.º 466/12, II.4).

O CEP do INTO é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos realizadas em suas instalações, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

O colegiado realiza reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, quando solicitado pelo Coordenador.

CONSTITUIÇÃO DO CEP DO INTO

Vinculo

Nome

Coordenadora

Maria Ciete dos Reis Amora Ramos

 

 

 

 

 

Membros Relatores

Antonio Eulálio Pedrosa Araujo Junior

Kênia Rocha Leite

Ana Maria de Oliveira Damasceno

Bruno Baptista Blanco

Patricia Cristina dos Santos Costa

Dângelo Jose de Andrade Alexandre

Brenda Gasparini

Thiago Lemos de Carvalho

Felipe Dias Leal

Ilmeire Ramos Rosembach de Vasconcellos

Osamu de Sandes Kimura

José Leonardo Rocha de Faria 

Representantes de Participantes de Pesquisa

Márcia Cristina Queiroz Azevedo

Nadja Naira Glória Barcellos de Andrade Obadia 

Secretário

Fernanda Costa de Souza


Re-certificado em 22/04/2022

 

PLATAFORMA BRASIL

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).

(fonte - http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf)

 

Como fazer cadastro de pessoa física na Plataforma Brasil?


Para a realização do cadastro, é obrigatório ter em mãos os seguintes itens:

  • Número de CPF;
  • Currículo do pesquisador em formato doc ou pdf ou o endereço eletrônico do currículo na Plataforma Lattes;
  • Documento com foto digitalizado (carteira de identidade, identidade profissional, carteira de motorista), em formato jpg ou pdf;
  • Conta de e-mail ativa.

Como cadastrar uma nova pesquisa?

  • Para cadastrar uma nova pesquisa, o usuário deve ter concluído o seu cadastro de pessoa física na Plataforma Brasil, realizando a seguir seu “login” e clicando no “cadastrar nova submissão” para iniciar.
  • Todos os campos com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório.
  • Somente o pesquisador responsável pela pesquisa poderá iniciar o cadastro.
  • No campo “Assistentes” o pesquisador poderá indicar outras pessoas que já estejam cadastradas na Plataforma, para dar continuidade ao preenchimento dos dados da pesquisa.
  • O assistente não poderá excluir a pesquisa do sistema, nem poderá iniciar novo cadastro, a menos que ele seja o pesquisador responsável.
  • Diversos campos informativos possuem limite de 4.000 caracteres e os que excederem serão descartados.
  • O pesquisador deverá incluir o modelo do TCLE (exceto nos casos de dispensa) e a Folha de Rosto gerada pelo sistema, com os campos devidamente preenchidos, datados e assinados, através do “Upload de Documentos”, selecionando “Tipo de documento” e “Adicionando” o arquivo escolhido.
  • Após enviar o projeto ao CEP, este não poderá mais ser editado pelo pesquisador, a menos que após a análise do CEP, sejam solicitadas alterações no corpo do projeto.
  • Caso haja alguma pendência, o pesquisador receberá um comunicado e terá até dias para resolver.
  • O sistema não permite ao pesquisador submeter novo projeto se ele não resolveu pendência de projeto anterior.

    Em caso de dúvida entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa do INTO/MS. 

    Horário de atendimento ao público e aos pesquisadores:
    -  Segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h.

 

           Endereço: 
           Avenida Brasil nº 500, 9º andar – sala nº 4 – São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
           CEP: 20940-070 - Tel.: (21) 2134-5000 / (21) 2134-5061  
            e-mail: cep.into@into.saude.gov.br

Fim do conteúdo da página