Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)


Acesso ao Fluxo para submissão, Calendário e outros Documentos

Regimento Interno do CEP/INTO


SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NO INTO

A submissão de um projeto de pesquisa independe do seu grau de complexidade. Desse modo, o projeto pode ser de interesse acadêmico, operacional ou ainda um trabalho de conclusão de curso de graduação, de iniciação científica, mestrado ou doutorado.

A condição básica para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) consiste em sua apresentação à Comissão Científica objetivando a análise dos itens relacionados à proposta da pesquisa, viabilidade e metodologia aplicada.

Comissão Científica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) é uma comissão vinculada à Coordenação de Ensino e Pesquisa e Inovação do INTO.  Tendo como objetivo, definir e difundir entre a comunidade acadêmica, normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito do INTO. Ademais, orienta quanto à elaboração e desenvolvimento dos projetos de pesquisa, avaliando-os metodologicamente quanto à sua viabilidade em acordo com o que preconiza Resolução CNS nº 466/12 que aprova as normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Assim, a Comissão Científica realizará reuniões mensais a fim de apreciar as propostas de pesquisas.

Todos os projetos de pesquisa deverão obrigatoriamente ser avaliados pela Comissão Científica do INTO, por meio do envio dos seguintes documentos abaixo:

  • Formulário de apresentação de projeto de pesquisa preenchido;
  • Resumo estruturado do projeto de pesquisa, contendo as seguintes informações:
    • Título;
    • Objetivo;
    • Hipótese/pressupostos;
    • Justificativa;
    • Metodologia;
    • Resultados esperados;
    • Infraestrutura;
    • Orçamento.

Os documentos supracitados deverão ser enviados à Comissão Científica através do seguinte endereço de e-mail: comissaocientificadointo@into.saude.gov.br

O processo e o trâmite para análise dos projetos de pesquisa na Comissão Científica consistem em: recebimento, verificação, direcionamento e apreciação da proposta de pesquisa. O pesquisador será informado do resultado da apreciação por meio do envio de mensagem eletrônica (e-mail). O projeto de pesquisa aprovado após apreciação poderá ser cadastrado no sistema da Plataforma Brasil para apreciação ética do Comitê de Ética em Pesquisa do INTO, conforme Resolução nº 466/2012 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) / Conselho Nacional de Saúde (CNS).



COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público”, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - Res. CNS n.º 196/96, II.4).

O CEP do INTO é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos realizadas em suas instalações, visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa.

O colegiado realiza reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, quando solicitado pelo Coordenador.

CONSTITUIÇÃO DO CEP DO INTO

Vinculo

Nome

Profissão/Especialidade

Coordenador

Eduardo Branco de Sousa

Médico/Ortopedista

Vice-Coordenador

Maria Ciete dos Reis Amora Ramos

Médica/Epidemiologista

Secretário

Fernanda Costa de Souza

Secretária


Re-certificado em 22/11/2018

 

PLATAFORMA BRASIL

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas).

(fonte - http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf)

 

Como fazer cadastro de pessoa física na Plataforma Brasil?


Para a realização do cadastro, é obrigatório ter em mãos os seguintes itens:

  • Número de CPF;
  • Currículo do pesquisador em formato doc ou pdf ou o endereço eletrônico do currículo na Plataforma Lattes;
  • Documento com foto digitalizado (carteira de identidade, identidade profissional, carteira de motorista), em formato jpg ou pdf;
  • Conta de e-mail ativa.

Como cadastrar uma nova pesquisa?

  • Para cadastrar uma nova pesquisa, o usuário deve ter concluído o seu cadastro de pessoa física na Plataforma Brasil, realizando a seguir seu “login” e clicando no “cadastrar nova submissão” para iniciar.
  • Todos os campos com asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório.
  • Somente o pesquisador responsável pela pesquisa poderá iniciar o cadastro.
  • No campo “Assistentes” o pesquisador poderá indicar outras pessoas que já estejam cadastradas na Plataforma, para dar continuidade ao preenchimento dos dados da pesquisa.
  • O assistente não poderá excluir a pesquisa do sistema, nem poderá iniciar novo cadastro, a menos que ele seja o pesquisador responsável.
  • Diversos campos informativos possuem limite de 4.000 caracteres e os que excederem serão descartados.
  • O pesquisador deverá incluir o modelo do TCLE (exceto nos casos de dispensa) e a Folha de Rosto gerada pelo sistema, com os campos devidamente preenchidos, datados e assinados, através do “Upload de Documentos”, selecionando “Tipo de documento” e “Adicionando” o arquivo escolhido.
  • Após enviar o projeto ao CEP, este não poderá mais ser editado pelo pesquisador, a menos que após a análise do CEP, sejam solicitadas alterações no corpo do projeto.
  • Caso haja alguma pendência, o pesquisador receberá um comunicado e terá até dias para resolver.
  • O sistema não permite ao pesquisador submeter novo projeto se ele não resolveu pendência de projeto anterior.

    Em caso de dúvida entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa do INTO/MS. 

    Horário de atendimento ao público e aos pesquisadores:
    -  Segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h.

 

           Endereço: 
           Avenida Brasil nº 500, 9º andar – sala nº 4 – São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ
           CEP: 20940-070 - Tel.: (21) 2134-5000 / (21) 2134-5061  
            e-mail: comissaocientificadointo@into.saude.gov.br

Fim do conteúdo da página