Into inaugura sala de residentes Érico Slama
Ortopedista pediátrico falecido em 2013 recebe homenagem do maior centro de referência em traumatologia e ortopedia no SUS
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, inaugurou nesta segunda-feira (03/04) a sala de residentes ‘Érico Slama’. O nome é uma homenagem ao médico ortopedista pediátrico, que foi residente do Into e faleceu precocemente, aos 34 anos, em novembro de 2013.
"Um dos principais objetivos desta inauguração é resgatar a memória de grandes nomes que passaram e passam por aqui, deixam uma grande herança para todos nós", ressaltou o diretor do Into, Christiano Cinelli, que idealizou o espaço.
A sala ‘Érico Slama’, que servirá como área de estudos e repouso dos 45 residentes hoje em atuação no Into, reforça a importância do programa de residência médica do instituto. O Into é procurado por jovens especialistas em ortopedia de todo o país, já que é o principal centro dessa especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, realizou 9.159 cirurgias de média e alta complexidade. A cada dia, recebe em média mil pacientes - nos ambulatórios, centro cirúrgico e área de reabilitação.
A homenagem emocionou os antigos colegas de trabalho de Slama e seus familiares. "Tive o privilégio de conviver com Erico durante minha residência. Entrei no Into como R1 (primeiro nível de residentes) e fui recepcionado por ele, R3, na época chefe dos residentes e nosso interlocutor com a preceptora, doutora Veronica Vianna", relembra Marcus Vinicius Dias, hoje coordenador assistencial do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (DGH).
Segundo Dias, a morte de Slama deixou um vácuo na ortopedia pediátrica fluminense. "Sempre amigo, profissional, zeloso, Erico serviu como exemplo a ser seguido por toda a minha turma".
Texto: Cecilia Fialho (supervisão de Géssica Trindade)
Fotos: Vini Arruda
Redes Sociais