Turma do Valente mobiliza bazar beneficente para crianças do Into
Iniciativa arrecada recursos para as ações do Programa Fortalecer, que estimula a vida saudável entre os pequenos pacientes e seus familiares
O Bazar do Valente, personagem infantil que se tornou o símbolo dos pequenos pacientes do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no Rio de Janeiro, movimenta o foyer do segundo andar do prédio nesta quinta-feira (23/03). O projeto faz parte do Programa Fortalecer, criado em 2013, com o objetivo de educar meninos, meninas e seus familiares a ter uma vida mais saudável, estimulando a educação alimentar, física e cognitiva das crianças.
Esta é a quinta edição do bazar beneficente. O evento mobiliza equipes de voluntários na organização dos estandes, venda e recepção dos visitantes. Todo o recurso arrecadado é aplicado nos projetos do programa. Um exemplo é a Festa de Natal da Pediatria, em que os presentes comprados para crianças internadas ou em tratamento são custeados pelo bazar.
Para ajudar, é possível doar roupas, calçados, brinquedos, acessórios, entre outros. Só é preciso que estejam em boas condições de uso. Pode ser aquela blusa ou bolsa seminova que não se usa mais ou o brinquedinho esquecido no canto da sala. Todo o material doado é vendido por um preço acessível aos visitantes.
Germana Bahr, coordenadora de Planejamento do Into e idealizadora do Programa Fortalecer, prevê que outros projetos possam sair do papel este ano com a arrecadação das vendas. Entre os planos, estão uma Corrida da Família no Aterro do Flamengo e a reforma do site do projeto (https://fortalecer.into.saude.gov.br).
“Em um cenário de expectativas e de incertezas, o bazar é uma forma criativa de mobilizar as pessoas em prol de um benefício mútuo. Quem doa se sente bem, a equipe que trabalha no evento se diverte e quem compra fica muito feliz em levar coisas lindas e em ótimo estado para casa”, ressalta Germana.
Serviço
O bazar é aberto ao público em geral e ocorre nesta quinta-feira, das 8h às 12h, no foyer do segundo andar do Into (Avenida Brasil, 500, bairro São Cristóvão, Rio de Janeiro).
Texto: Juliana Castro (supervisão de Géssica Trindade)
Redes Sociais