Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Lideranças femininas em saúde pública têm participações marcantes na Fisweek 2024
Início do conteúdo da página

Lideranças femininas em saúde pública têm participações marcantes na Fisweek 2024

Germana Bähr, diretora do INTO, afirma que o empoderamento das mulheres gera maisões que podem melhorar o acesso à saúde

 

O Fórum de Inovação em Saúde Fisweek 2024 traz à tona discussões que podem gerar mudanças no setor em um futuro próximo. A diretora do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Germana Bähr, é uma liderança quando se trata de saúde pública no Brasil. A médica defende que as mulheres em cargos de gestão têm um foco especial no cuidado integral ao paciente.

Ela participou do painel “Mulheres Ajudando a Aumentar o Acesso à Saúde”, com as executivas Lorice Scalise, presidente da Roche, e Silvia Sfeir, presidente da Bayer, e afirmou que devido ao aumento da expectativa de vida sem compressão da morbidade, cada vez é maior o número de pessoas com doenças crônicas, principalmente mulheres, o que vai impactar ainda mais o acesso ao sistema público de saúde no futuro, sendo cada vez mais necessário o cuidado integral e o foco nas necessidades do paciente.

“O mais importante é que nós mulheres temos empatia e sempre transformamos nossa indignação em ação, e nunca em apenas reclamação. Estamos buscando sempre ter atitudes afirmativas, que possam melhorar a vida de todos os pacientes, mas principalmente das mulheres, tanto no setor público, quanto no privado e terceiro setor”, afirma.

Germana participou ainda do evento Rio Health Forum, que acontece em paralelo à Fisweek. Ela fez uma análise sobre a Gestão de Filas do Instituto, ao lado do Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, do representante do CONASS, Fabio Baccheretti e do representante da Rede Dor Leandro Tavares, que teve como moderador o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Foram discutidos os modelos usados pelas instituições, e apresentadas propostas para a redução do tempo de espera nas filas para consultas e cirurgias.

Alan Mozella, chefe do Centro de Atendimento do Joelho do INTO, e Lourenço Peixoto, chefe do Centro de Atendimento do Quadril, participarão hoje de um painel sobre a Osteoartrite, uma doença crônica com expectativa de enorme incidência no futuro, que resulta em sofrimento e limitação motora e cujo tratamento muitas vezes é cirúrgico, com colocação de próteses nas articulações. Eles estarão na trilha de conteúdo de Saúde Populacional e Saúde nas Corporações. A moderadora será a também pesquisadora da unidade, Ana Carolina Leal.

O Festival de Inovação, Empreendedorismo e Tendências da Saúde, que acontece até 8 de novembro, no Expomag, será uma boa oportunidade para conhecer o trabalho dos profissionais da unidade, que estarão presentes para falar de seus desafios diários e soluções encontradas.

Profissionais do INTO permanecem na feira trocando experiências que possam trazer resultados positivos para o seu trabalho.

 

07/11/2024

 

Fim do conteúdo da página