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INTO lança serviço de teleconsulta para pacientes em Tratamento Fora do Domicílio

Projeto visa melhorar o acompanhamento pós-operatório sem necessidade de deslocamento.

 

Pacientes de outros estados que recebem atendimento no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) pelo programa de Tratamento Fora do Domicílio em breve vão poder realizar a avaliação pós-operatória por meio de teleconsulta. A iniciativa, lançada este mês, vai reduzir a necessidade de deslocamentos e diminuir os custos do Estado com passagens e estadias de pacientes e acompanhantes.

 

Na etapa inicial do projeto, ainda piloto, estão sendo beneficiados os pacientes que fizeram cirurgia de artroplastia do joelho e que retornariam ao INTO, entre seis meses e um ano após o procedimento, apenas para exames de rotina e consulta de acompanhamento com o cirurgião. 

 

“São consultas que costumam ser remarcadas com frequência por diversos motivos. Muitos pacientes dependem de acompanhantes, que, em algumas situações, não podem comparecer devido a compromissos profissionais. Além disso, os horários limitados dos voos e a dificuldade em encontrar passagens, especialmente durante o fim de ano, quando os preços tendem a ser mais altos, também contribuem para o reagendamento”, explica a enfermeira do TFD do INTO, Maria do Perpétuo Socorro. 

 

Para Washington Bernardino, de 36 anos, ter acesso ao atendimento em tempo real e sem alterações na sua rotina diária foi um ganho significativo. Morador de Caruaru, em Pernambuco, o engenheiro civil operou o joelho em setembro do ano passado no INTO e, na última semana, realizou a consulta online no seu local de trabalho, durante o intervalo do almoço. 

“O meu próximo retorno ao INTO estava previsto para dezembro deste ano, mas eu recebi a proposta de antecipar a consulta através do teleatendimento e aceitei na hora. É uma economia de tempo muito grande”, comemora Washington.

Quando o paciente não consegue acessar os dispositivos tecnológicos necessários para a realização da consulta, como o computador ou telefone, ou apresenta dificuldades em compreender as orientações médicas, o teleatendimento é feito com a mediação da Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade (CERAC) de seu estado de  origem. 

Depois de cada teleconsulta, o INTO encaminha à CERAC um documento de transmissão de cuidados do Tratamento Fora do Domicílio. “É uma espécie de resumo sobre o que foi realizado, incluindo medicações, procedimentos e orientações a serem seguidas, que serão repassadas ao médico ortopedista que dará continuidade ao tratamento do paciente no estado onde ele mora”, detalha Socorro. 

A próxima etapa do projeto também vai incluir pacientes que realizaram cirurgia de artroplastia do quadril. A expectativa é que até o fim do ano sejam realizadas cinquenta teleconsultas. 

“É uma iniciativa fundamental para ampliar o acesso ao tratamento de qualidade, garantindo que os pacientes recebam o acompanhamento necessário sem os custos e desafios associados ao deslocamento,” ressalta a diretora do INTO, Germana Bahr.

 

01/10/2024

 

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