Lideranças femininas em saúde pública têm participações marcantes na Fisweek 2024
Germana Bähr, diretora do INTO, afirma que o empoderamento das mulheres gera mais ações que podem melhorar o acesso à saúde
O Fórum de Inovação em Saúde Fisweek 2024 traz à tona discussões que podem gerar mudanças no setor em um futuro próximo. A diretora do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Germana Bähr, é uma liderança quando se trata de saúde pública no Brasil. A médica defende que as mulheres em cargos de gestão têm um foco especial no cuidado integral ao paciente.
Ela participou do painel “Mulheres Ajudando a Aumentar o Acesso à Saúde”, com as executivas Lorice Scalise, presidente da Roche, e Silvia Sfeir, presidente da Bayer, e afirmou que devido ao aumento da expectativa de vida sem compressão da morbidade, cada vez é maior o número de pessoas com doenças crônicas, principalmente mulheres, o que vai impactar ainda mais o acesso ao sistema público de saúde no futuro, sendo cada vez mais necessário o cuidado integral e o foco nas necessidades do paciente.
“O mais importante é que nós mulheres temos empatia e sempre transformamos nossa indignação em ação, e nunca em apenas reclamação. Estamos buscando sempre ter atitudes afirmativas, que possam melhorar a vida de todos os pacientes, mas principalmente das mulheres, tanto no setor público, quanto no privado e terceiro setor”, afirma.
Germana participou ainda do evento Rio Health Forum, que acontece em paralelo à Fisweek. Ela fez uma análise sobre a Gestão de Filas do Instituto, ao lado do Secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, do representante do CONASS, Fabio Baccheretti e do representante da Rede Dor Leandro Tavares, que teve como moderador o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Foram discutidos os modelos usados pelas instituições, e apresentadas propostas para a redução do tempo de espera nas filas para consultas e cirurgias.
Alan Mozella, chefe do Centro de Atendimento do Joelho do INTO, e Lourenço Peixoto, chefe do Centro de Atendimento do Quadril, participarão hoje de um painel sobre a Osteoartrite, uma doença crônica com expectativa de enorme incidência no futuro, que resulta em sofrimento e limitação motora e cujo tratamento muitas vezes é cirúrgico, com colocação de próteses nas articulações. Eles estarão na trilha de conteúdo de Saúde Populacional e Saúde nas Corporações. A moderadora será a também pesquisadora da unidade, Ana Carolina Leal.
O Festival de Inovação, Empreendedorismo e Tendências da Saúde, que acontece até 8 de novembro, no Expomag, será uma boa oportunidade para conhecer o trabalho dos profissionais da unidade, que estarão presentes para falar de seus desafios diários e soluções encontradas.
Profissionais do INTO permanecem na feira trocando experiências que possam trazer resultados positivos para o seu trabalho.
07/11/2024
Redes Sociais