INTO promove ação educativa sobre câncer ósseo na estação Carioca/Centro do MetrôRio
Equipes do Instituto tiraram dúvidas sobre o assunto e distribuíram cartilha sobre o tema
No mês da conscientização sobre o câncer ósseo, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), com o apoio do MetrôRio, realizou, na última terça-feira (23/07), uma ação educativa para sensibilizar passageiros na estação Carioca/Centro sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Pessoas que passaram pelo local tiveram a oportunidade de participar de um jogo interativo com questões relacionadas ao câncer ósseo. Foi o caso do professor Marcelo Silva, de 50 anos, que apesar de quase gabaritar o teste de conhecimento, destacou a importância da atividade.
“É um tipo de informação que quase não chega às escolas, não chega à população. Trazer uma ação como essa, num lugar movimentado como esse, é uma grande oportunidade de alertar mais gente sobre a doença”, completou o professor.
Apesar de representar apenas 2% de todas as patologias oncológicas no Brasil, o câncer ósseo pode se tornar mais agressivo se identificado tardiamente.
“Não há como prevenir esse tipo de câncer, mas quanto mais cedo ele for identificado maiores são as chances de cura, por isso o diagnóstico precoce é fundamental”, ressaltou o chefe da Oncologia Ortopédica do INTO, Walter Meohas.
A ação contou ainda com distribuição de brindes e material educativo, reunindo as principais informações sobre a doença, incluindo os tipos, sintomas e tratamento.
“Democratizar o acesso à informação sobre o câncer ósseo é fundamental para a prevenção”, conclui a diretora do INTO, Germana Bahr.
Redes Sociais