INTO capacita profissionais de Rondônia e viabiliza transplante inédito com cartilagem na Região Norte
Formação continuada promovida pelo Instituto às equipes rondonienses acontece desde 2023.
Uma cirurgia inédita de transplante de cartilagem foi realizada na última sexta-feira (21) no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Rondônia, com o apoio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), em parceria com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O Instituto foi responsável pela preparação do osso com a cartilagem do doador e pela logística do transporte.
“Essa iniciativa reafirma o compromisso do INTO em ampliar o acesso aos transplantes musculoesqueléticos em todo o Brasil, reduzindo as lacunas assistenciais e proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes ortopédicos da região”, destaca o ortopedista Rafael Prinz, chefe do Banco de Tecidos do INTO.
O procedimento também incluiu a participação do especialista em joelho, Dr. Thiago Vivacqua, que já atuou no Banco de Tecidos do INTO e esteve em Porto Velho para coordenar e orientar a equipe na realização do primeiro procedimento deste tipo na região.
A logística para a realização do transplante exigiu um planejamento minucioso desde a confirmação da cirurgia. A equipe do Banco de Tecidos atuou em parceria com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) para viabilizar o transporte aéreo tanto do médico responsável quanto do tecido. Além disso, a colaboração com a companhia aérea também possibilitou o monitoramento contínuo do material ao longo do voo, garantindo sua segurança até a chegada ao destino.
Para o secretário de Saúde do Estado de Rondônia, Jefferson Rocha, a iniciativa é resultado de investimentos na área e no desenvolvimento da saúde pública. “Esse avanço na medicina representa mais qualidade de vida para nossos pacientes e demonstra o comprometimento da gestão estadual com a inovação e excelência no atendimento”, afirma.
Capacitação e formação continuada
A realização do procedimento é fruto do trabalho de educação continuada em transplante que o Instituto vem realizando junto aos profissionais rondonienses. Em 2024, o Instituto treinou profissionais do Hospital de Base para atuarem em todas as etapas do procedimento, desde a avaliação clínica dos pacientes até o manuseio e transplante do tecido.
Foi nesse ano que o primeiro transplante ósseo da região Norte foi realizado. Na época, além de fornecer o tecido ósseo tratado e armazenado em condições ideais, o INTO enviou especialistas para acompanhar e orientar a equipe local durante a cirurgia, consolidando um modelo de formação continuada que visa tornar o transplante uma prática recorrente na região.
“Existe um grande déficit assistencial em transplantes na região Norte. A capacitação promovida pelo INTO é fundamental para que a população local tenha acesso a esse tipo de tratamento sem a necessidade de deslocamento para outras capitais”, destaca Prinz.
27/02/2025
Redes Sociais